um churrasco catita

 

Numa altura em que tudo cheira ao mofo do pessimismo instalado por via da desconfiança no futuro que se vive um pouco por todo lado, é reconfortante testemunhar a dedicação e vontade que ainda subsistem na promoção e organização de um evento (sim, porque apesar da modéstia do anfitrião, juntar mais de meia centena de pessoas, de Norte a Sul do país, é amplamente significativo) destinado, sobretudo, aos mais frágeis de entre nós.

Fomos até perto de Torres Novas, eu, a minha irmã e o Gui, para participar na patuscada anual que o Zé João organiza do ano passado para cá, sob o mote de “churrasco catita” e que visa proporcionar um espaço (magnífico, diga-se já) para que autistas e seus familiares possam conviver durante todo um dia sem se preocuparem com a reprovação alheia ou com a distância do sítio da brincadeira à estrada. Isto tudo na companhia de pessoas que partilham o mesmo grau de sensibilidade (por força do contacto próximo com a patologia, nas pessoas de familiares ou amigos) e que estão maioritariamente dessensibilizadas vis-à-vis os gritos, estereotipias e demais peculiaridades que compõem o multifacetado mundo do autismo.

Um sucesso. Reentramos no trabalho com o pé direito e despedimo-nos do Verão (versão férias) em excelente companhia; foi inclusivamente perfeito para estar ao vivo e a cores com pessoas cujo contacto não tinha ido para além das mensagens facebookianas. Quero voltar. Obrigado.

Publicado em autismo. 12 Comments »

12 Respostas to “um churrasco catita”

  1. Mina Says:

    ahahah, vou roubar Valério, ainda bem que gostaste:) pena não teres ficado para o momento final da representação do Bruno, foi um sucesso.
    Queremos mais claro ,o Zé estava estoirado mas feliz.

    beijinhos para ti p’ro Gui e para a mana

  2. Leonor Abreu Says:

    Olha que boa descrição dum dia tão bem passado. É mesmo bom estarmos sem preocupações das criticas nem dos olhares feios para com as nossas crianças e também para connosco. Bem relaxante, pelo que vi…ups!😀
    Beijocas para ti, a mana e uma super especial para o Gui :)))

  3. Nanda Lebre Says:

    que dizer mais…foi de facto um dia diferente, muito agradável tanto pelo espaço como pela companhia, e tal como o Valério, gostei particularmente de dar “vida e rosto” às pessoas que na sua maioria, conhecia apenas virtualmente…para o ano, logo se verá, mas estas férias não poderiam ter sido encerradas de melhor forma!

  4. Avô Zé João ventura Says:

    É um prazer imenso poder partilhar.
    Obrigado pelas vossas palavras. Mas não esqueçam que isto só foi possível porque se reuniram esforços. A Sandra, a Mina, a Paula e a Ana, bem como os respectivos consortes, trabalharam que se fartaram para levar o barco a bom porto. E a equipa da cozinha, a Nazaré, a São e o João, que ainda acartou mesas, bancos e loiças.
    A todos, os nossos meninos agradecem.

  5. Leonor Abreu Says:

    É bem verdade. Sem a vossa dedicação Zé João, nada disso teria sido possível. Uma equipa formidável que nos proporcionou este dia FANTÁSTICO!!!!

  6. ccf Says:

    Que bom! Ainda bem que há gente que teima em fazer coisas boas nestes tempos tão escuros…e não há nada como o face to face (bem diferente de FB e outras coisas mais).
    ~CC~

  7. Atena Says:

    Eu, já sabes que gosteí de te conhecer:)
    O Gui é uma cara linda, e pareceu-me um menino muito tranquilo. Imaginava-o mais hiperactivo… que nada, um menino muito doce e calmo. Gosteí também de ver que tens uma irmã muito boa onda que é sem duvida, uma tia fantástica! Ainda bem que gostaste do churrasco catita. Pessoalmente gosto muito, passa-se uma tarde descontraida e alegre. Acredito que para o ano haverá mais e vou esperar que possam de novo estar presentes! beijinhos

  8. helena Says:

    Olá
    onde se realizou?
    também gostava de ter ido😦

  9. M. Says:

    Fico muito feliz por vocês. Ainda bem que correu tudo bem, que se conheceram pessoas fantásticas e que se retemperaram energias🙂
    beijinhos grandes

  10. M. Says:

    Está tudo bem, Pai? Como tem andado o Gui? Lembro-me de vós muitas vezes. Espero que esta ausência seja sinal de muito trabalho – remunerado😛 –
    Beijinhos para todos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: