.

É a terceira vez que me atiro para a linha do metro

Desço as escadas

Vagueio como que distraído pela plataforma

Enquanto as pessoas entram e saem das carruagens

E vou ganhando coragem

Acerco-me do fosso

Como quem contempla a anatomia de um reflexo

Deslizo até à beira

Ponho-me em bicos de pés

Sustenho-me como um pião bêbedo de sono

Ali fico, a cobiçar o esparguete metálico dos carris

Às vezes sou interpelado por um espírito inquieto

Alguém cuja empatia lhe sobe à boca

Olhe, o que vai aí fazer?

Eu respondo que me entretenho com os pássaros

Os ninhos dos bichos que silvam como turbinas nos corredores opacos

Dizem que nesta zona há muitos, contraponho sem me afastar

Que lhes podemos ler o futuro no voo ou nas entranhas

Consoante lhe deitemos o olho ou a mão

As pessoas afastam-se

A mordiscarem o lábio

Transidas de uma incompreensão vertical

E eu rio-me porque sei

Que por dentro ou por fora

Não há futuro nenhum

Somente a camada mais perfeita de mentiras e alcatrão

Uma estrada lisa onde escorregam soltos os dias do calendário

Que termina nesse beiral por onde cai um precipício

 

Quando o oiço a galgar os arames numa urgência de arpão

Salto de costas como um mergulhador olímpico

Depois dos gritos da estupefacção

Depois de me recolherem aos bocados

De me rasparem com uma espátula do vidro do maquinista

Põem-me numa caixa onde caiba como um par de sapatos

E a primeiro coisa que penso

É fazer isto tudo outra vez

2 Respostas to “”

  1. ccf Says:

    Escreva, escreva assim este desespero, talvez seja a melhor maneira de o contornar. Quem já esteve à beira da linha sente que há outros, e quem não esteve fica a saber como é. Ficamos todos mais ricos, e é por isso que gosto deste blogue, porque ao compreênde-lo, também me compreendo melhor a mim própria. um abraço
    ~CC~


Deixe uma Resposta

