Um dia com o Gui, versão Escolar

.

O catraio deve ter inculcado como dever subjectivo acordar os galos, logo, acorda antes deles, das 6 da manhã em diante. Eu tento, sem grande sucesso, que ele adormeça de novo até ser uma hora moralmente viável para pôr os pés fora da cama, mas o máximo que consigo é que ele rebole na cama e lá fique mais algum tempo a espezinhar-me e a saltar-me em cima. A partir daqui, as noções de conforto e castigo vão se misturando até não sabermos o que é o quê e não distinguirmos a tíbia do maxilar.

Quando finalmente o alarme toca, uma hora ou mais depois da tortura ter oficialmente começado, levanto-me e enquanto ele vai ver uns desenhos animados no canal Panda, que exibe desde as coisas mais visual e conceptualmente repugnantes até aos bonecos mais fofinhos do universo conhecido, tão melosos que causam diabetes por contacto óptico, eu vou dar-lhe uma coisa chamada nistamina, que tem de ser tomada pelo menos 15 minutos antes do pequeno-almoço e, pela cara dele, deve saber a gato morto há 12 dias.

Preparo-lhe o pequeno-almoço, que pode ser sopa, fruta, biscoitos de castanha ou uma mistura dos três e levo-o à casa de banho para posteriormente o vestir. Preparo, enquanto espero pelo tempo de actuação da nistamina, as mochilas que ele leva para a Escola. Uma com roupa (muita, acaso haja um descuido) e água em garrafa de vidro (só bebe dessa e nesse formato). Outra com a comida para o dia: tupperwares com almoço, suplementos para o almoço e para o lanche, devidamente identificados, tostinhas de castanha, tiras de milho biológico e sopa.

Preparo-lhe igualmente os suplementos a dar-lhe ao pequeno-almoço seguindo uma complexa matriz que tenho impressa um pouco por toda a cozinha. Enquanto ele debulha a pêra, a sopa ou as tostas, eu enfio-lhe goela abaixo uma colherada da mistela que preparei e apronto as minhas próprias coisas para podermos sair de casa.

Levo-o ao infantário e despeço-me dele com um abração de urso-pai uber-ternurento e saio porta fora satisfeito por ele ficar bem, por ele ter pessoas naquela Escola que cuidam dele adequadamente e que gostam dele.

Depois do trabalho vou buscá-lo, faço o jantar, dou-lhe banho, vamos à Biocoop comprar comida se não houver, recolho os recados da Escola e a roupa que ele possa ter sujado, faço o almoço do dia seguinte, a sopa, mais uma rodada de suplementos e por volta das 22:00 ele próprio vai para a cama, pelo seu pé, entregar-se a morfeu e às ninfas do sono. Eu faço uma ou duas máquinas de roupa e, mesmo em Junho, rezo para que não chova. Também rezo para que não faça demasiado calor, mas por razões estritamente egoístas. Quando consigo finalmente ter prontos os suplementos do dia seguinte, a sopa e a comida, tento lavar das mãos o cheiro do óleo de fígado de bacalhau que faz parte da suplementação e arrasto-me até à cama para o encontrar aninhado como um gato, mesmo no meio da cama, obrigando-me a deitar-me num cantinho para não o incomodar. Depois é só fechar os olhos e levar porrada o (pequeno) resto da noite, porque ele mexe-se mais a dormir que acordado.

Publicado em autismo. 4 Comments »

4 Respostas to “Um dia com o Gui, versão Escolar”

  1. Noris Says:

    Isso é que vai aí uma animação. :)!
    Que se divirta e se sinta muito feliz, é também o que eu peço para o meu filho quando estiver de férias com o pai.
    Beijinhos.

    • Pai Says:

      Obrigado!, espero que também lhe sejam proveitosos todos os dias de férias que passa com o seu pequeno.
      Beijinhos.

  2. Noris Says:

    As nossas férias juntos já se tornaram rotina. Estamos um para o outro.🙂
    Nunca passou férias com o pai, este ano será a primeira vez. Estou ansiosa. A única coisa que me tranquilizará é saber que está feliz. Vou ser melga :)!

    • Pai Says:

      Engraçado nunca ter passado férias com o pai. Tente não dizer (demasiadas vezes) o que ele deve fazer (o pai). Lembre-se que estarão todos de férias e que tudo vai correr bem😉


Deixe uma Resposta

