O caminho para o coração passa pelo estômago

 

e, aparentemente, o caminho para o cérebro passa pelo intestino. A terapia que o Guilherme faz, actualmente, em Espanha, com uma médica DAN!, a Dr.ª Clavera, tem esse fundamento em mente, a saber, que um intestino saudável é fundamental para ter uma cabeça saudável e trata o autismo tratando o intestino: desparasitando, repondo bactérias benéficas e eliminando as restantes, evitando a todos o custo alimentos alergénicos que possam irritar a mucosa intestinal, etc.

Este artigo vem, de algum modo, dar substância científica a uma teoria que tem vindo a ser constantemente exposta e revista ao longo dos últimos anos, segundo a qual os problemas intestinais que a maioria das crianças autistas demonstra não são sintomas ou expressões de autismo mas, outrossim, possíveis causas que têm de ser atendidas. Como com todas as teorias promissoras – e são mais que muitas – o problema começa agora: consubstanciar, integrar, formular hipóteses e fazer testes clínicos. A melhor das sortes a quem nelas tem a sorte de intervir. Não se esqueçam de que estamos activamente à espera de um pequeno milagre que vos passe debaixo do microscópio.

Publicado em autismo. 2 Comments »

2 Respostas to “O caminho para o coração passa pelo estômago”

  1. Helena Sabino Says:

    Pois, o João sofre frequentemente de crises de diarreia. Faz descargas durante 1-2 dias e depois passa. A verdade é que já fez análises ás fezes, jé lhe retiraram a lactose,gluten e nao obtivemos resultados. O Guilherme tinha problemas semelhantes? Com essa intervenção notaram melhoras? Já não sei muito bem o que fazer a este respeito.

    • Pai Says:

      O Gui melhorou imenso dos intestinos com esta dieta, sendo que me lembro que desde que a começou só teve diarreia uma vez mais, se não estou em erro. Nós retiramos a lactose, o gluten, a caseína, os oxalatos, etc. e introduzimos desparasitantes, lactobacilus, etc. Além de só lhe darmos comida biológica. Estou quase certo que é impossível engendrar dieta mais saudável lol. Se quiser passo-lho o contacto da médica, se é que já não o tem.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: