Permita-me discordar, minha senhora.

 

Deve haver muitas tonalidades passíveis de serem aplicadas no final de uma relação e no sempiterno problema das coisas práticas que têm que ser atendidas para que o cordão umbilical do nós seja definitivamente seccionado. A tonalidade que adoptámos para a nossa fuga em oblíquo tem que ver com o título deste post e é uma versão britânico-fleumática de um registo muito educado e adulto, inversamente proporcional ao verdadeiro vendaval que varre as nossas vidas até virar tudo de patas para o ar para, de repente, darmos por nós a regar o candeeiro ou a debicar numa impaciência de pássaro uma folha velha de jornal.

Não posso dizer que não me sinta confortável neste registo porque, no fundo, até sou um filho da puta educado. Se fosse personagem ficcional, seria qualquer coisa entre o Dexter e o House, sem a mortandade em série do primeiro e o ateísmo confessional do segundo. Sou bom a dar o verniz civilizacional aos sentimentos contraditórios e poderosos que tenho de semi-silenciar a favor de uma racionalidade apaziguadora. No fundo ainda não estou preparado para isto, para o divórcio, para as coisas práticas, para o luto. Dou-lhe verniz para me tentar esquecer da verdadeira cor que lhe subjaz e só por distracção voluntária me esqueço, porque por muito verniz que me esforce a dar, ele é eternamente transparente.

Publicado em Divórcio. 2 Comments »

2 Respostas to “Permita-me discordar, minha senhora.”

  1. rosario filgueira Says:

    :)))

  2. ccf Says:

    Tudo tão verdadeiro, é mesmo assim…ambivalentes, entre a necessária racionalidade para seguir em frente e o vendaval que nos varre o sangue…é tão bom ver alguem assumir.
    ~CC~


Deixe uma Resposta

