Se calhar eu também podia ter sido bom

 

Este fim-de-semana rumei ao Norte a convite de uma grande, grande amiga, em busca de um bocado de ninho onde pudesse secar-me da tempestade que tenho vindo a suportar num lombo cada vez mais dorido e enregelado.

No Sábado dei-lhe alguma ajuda com as tarefas domésticas e, para além de ter activado uma alergia pela qual desejei ser a personagem d'”o nariz”, de Gogol, dei-me conta que as coisas da casa, especificamente domésticas, trazem à superfície os destroços do lar que normalmente, nos dias bons, consigo tresver por miopia selectiva.

Com o filho dela, de dez anos, embarquei numa conversa sobre a metafísica do futebol moderno e dei por mim a explicar-lhe quem tinha sido o Higuita, o que era a famosa defesa escorpião e porque o Benfica era incomparavelmente superior ao Porto, registo sobre o qual acabámos por concordar que nunca concordaríamos. Ter ao meu lado uma criança parladora e curiosa trouxe à luz o que há de melhor em mim no que concerne a paciência virtuosa de ensinar. Seria capaz de ter esmiuçado, por dias a fio, a ontologia do esférico ou a ergonomia mais conveniente para poder jogar playstation portable o maior período de tempo ininterrupto. Por via da função “pai”, que normalmente opera, com o Gui, num registo de silêncios e compromissos afectivos subtis, dei por mim a ter, reflexivamente, vontade de estar tempos infindos a apontar, num globo terrestre tal qual como eu tinha um aos dez anos, as fronteiras geométricas de uma África traçada a régua e esquadro e explicar-lhe, para que ele hoje o percebesse daqui a dez ou quinze anos, a importância do momento Facebook que varre de Gaza a Rabat uma concepção de história demasiado coxa para chegar a horas ao comboio do futuro.

Podia ter sido um bom pai para uma criança que me fizesse perguntas.

Publicado em autismo. 6 Comments »

6 Respostas to “Se calhar eu também podia ter sido bom”

  1. inês Says:

    o teu jeito bonito de falares das coisas enche-me de um aperto-feliz no peito. .. e o gui tem muita sorte de ter-te. eu sou outra felizarda. só não sei se te perdoo teres-lhe apresentado o higuita❤❤

  2. rosario filgueira Says:

    os SES

    • Pai Says:

      Os ses fazem tanto parto de mim como os sim e os não. Uns são chão, outros são céu e outro são a linha do horizonte e todos são necessários.

  3. Ana Salgueiro Says:

    O que é isso de ser bom pai? É-o certamente aquele que se deita ao lado do filho e lhe dá a mão para ele adormecer, que se preocupa infinitamente para saber mais acerca da condição dele, que fica triste porque não o pode acompanhar todos os dias… Eu acredito que vão haver conversas entre si e o Gui num futuro próximo. Mas entretanto há que dar espaço às conversas que não são verbais e que acontecem sempre que estão juntos. Do ponto de vista técnico podia dizer umas coisas mas limito-me a perguntar se tem falado com frequência com a terapeuta da fala do Gui e lhe tem posto as suas duvidas e inquietações em relação à comunicação verbal. Beijinhos

    • Pai Says:

      Cara Ana, eu acho que, por ora, não podemos pedir mais do Gui do que aquilo que ele tem dado porque ele não pode – essa é minha opinião, tão pessoal como incerta – dar mais. Essa é a realidade e, mesmo contra a minha vontade, tão a força da existência com ela. Se num futuro conseguir falar com ele, vou ser certamente uma pessoa muito mais feliz. Ou pelo menos muito mais leve.


Deixe uma Resposta

