O meu filho não fala

 

Carece-lhe aquilo com o qual eu mais depressa consigo estabelecer uma ponte com outrem. Às vezes diz-me coisas com os olhos ou com o toque que eu, não sabendo o que querem dizer, interpreto como se as soubéssemos envoltas num segredo só nosso. Gosto de me deitar ao lado dele e de me deixar dormir com a mão na mão dele e gosto de pensar que nessa altura ele podia virar-se e dizer-me que gosta de mim e que só não o faz porque não gosta de redundâncias.

Publicado em autismo. 8 Comments »

8 Respostas to “O meu filho não fala”

  1. ccf Says:

    Acredite, é apenas porque não gosta de redudâncias! E tanto que falam os olhos…
    ~CC~

  2. Noris Says:

    Já não me recordo bem com que idade o meu filho passou a falar de forma minimamente perceptível. Chegou a ter algum vocabulário que perdeu depois dos dois anos, altura em que se calou. Aos três anos criou o seu próprio vocabulário. Por exemplo, Capu era o seu nome. Sei que andou 4 anos na terapia da fala e com6 anos já se fazia entender, embora com alguma dificuldade. Hoje, ainda se nota alguma diferença em termos de linguagem, inclusivamentem, no sotaque, mas já é capaz de contar alguns episódios. Comunica verbalmente, mas não é de grandes conversas ou relatos.
    Fico a torcer pelo Gui.
    Abraço.

    • Pai Says:

      O meu filho chegou a dizer umas coisinhas e a apontar. Aos dois anos e meio perdeu tudo isso e foi o acontecimento mais traumático da minha vida. Nunca recuperei verdadeiramente. E ele também não. Tem menos vocabulário do que tinha nessa idade.
      Obrigado pela força.

  3. ISABEL SANTOS Says:

    PAI
    SABE QUE O JOÃO TB DEIXOU DE FALAR E QUANDO SE DEITA AQUI EM CASA E QUE EU ESTOU COM ELE ,PROCURA A MINHA MÃO OU DÁ-ME O BRAÇO PARA ADORMECER.
    EU ACREDITO QUE É A SUA MANEIRA DE DIZER ESTOU BEM CONTIGO.
    FORÇA

  4. ISABEL SANTOS Says:

    SABE QUE A MINHA RELAÇÃO COM O JOÃO É SÓ QUANDO ESTÁ COM O PAI UMA VEZ QUE VIVE …TB NAS FÉRIAS CÁ ESTÁ,MAS A NOSSA RELAÇÃO NÃO É SÓ FEITA DE SILÊNCIO,EU FALO TUDO COM ELE ,PARA ONDE VAMOS,O QUE ESTÁ A COMER,SEI LÁ MILHENTAS COISAS QUE SE PASSAM NO DIA A DIA,EMBORA A NET SEJA MUITO BOA PARA PESQUISAS,ESTES TRUQUES E OUTROS APRENDI COM A TERAPEUTA DA APPDA , NOS DIAS QUE VOU COM ELE E MUITO LHE AGRADEÇO.


Deixe uma Resposta

